Pesquisar

Especial: Google


Inicio:

1995: Larry Page e Sergey Brin, futuros fundadores da Google se conhecem em um curso de graduação da universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Após discussões ferrenhas devido à diferentes pontos de vista , Larry e Segey acabam chegando à idéias em comum sobre um dos grandes desafios da computação: a obtenção de dados relevantes em grandes quantidades de informações. Em outras palavras: a busca.

1996: Em Janeiro, inicia-se o projeto BackRub, o ancestral do Google. O projeto recebeu esse nome devido à sua habilidade única de rastrear os links na web. Larry, que se destacava por sua habilidade com hardware, formula uma arquitetura de servidores baseada em máquinas de baixo custo.




1998: Continuando seus trabalhos, os amigos adquirem um terabyte em discos rígidos, uma capacidade de armazenamento muito grande para a época. Surge o primeiro data center (centro de dados) da Google, localizado no quarto de um dos fundadores. O Google ganhava popularidade e consumia a largura de banda da universidade como um pequeno monstrinho. Enquanto as aranhas – programas de computador que mapeiam a web – trabalhavam, a internet de toda a universidade simplesmente parava. O projeto deveria ganhar uma nova sede. Encorajados por David Filo, fundador do portal Yahoo!, Page e Brin continuaram seus trabalhos. Estavam endividados devidos aos gastos com a companhia e precisavam de um investidor. Esse investidor era Andy Bechtolsheim, um dos fundadores da Sun. De Andy, os dois amigos ganharam um cheque no valor de $100,000 dólares. O Cheque estava endereçado à Google Inc (que ainda não existia). Larry e Sergey foram obrigados a formalizar a empresa. A primeira sede foi uma garagem. No final do ano, o sistema de busca já respondia a 10.000 requisições por dia.

1999: O Google atinge surpreendentes 500,000 acessos diários e se move para uma nova sede. Haveria uma segunda troca neste mesmo ano. Em 21 de setembro, o serviço sai da fase de testes e o ‘BETA’ é removido do logotipo..

2000: O Crescimento da Google continuava. Pouco a pouco formava-se uma cultura única de trabalho. Em uma empresa que já contabilizava 60 empregados, as lava lamps eram a principal decoração. As mesas dos empregados eram bastante simples e não haviam paredes (como ocorre ainda hoje). Em cima dessas mesas, computadores de alto desempenho. O Clima de informalidade favorecia a troca de idéias entre os empregados. A velocidade inigualável e os recursos do portal atraiam usuários de forma astronômica.
Em Maio, após o recebimento de dois prêmios, o Google torna-se o maior portal de buscas da web, ao atingir o surpreendente número de um bilhão de sites em seu índice. Na mesma época, um sistema revolucionário de anúncios era criado. Logo viriam os primeiros lucros, por meio do o AdWords. Graças à uma parceria, a Google passa à fornecer seus serviços aos usuários do Yahoo!. Naquele mesmo ano surgiria ainda a Google Toolbar.

2001: Este foi considerado o ano das inovações, devido às dezenas de recursos introduzidos pela empresa em sua procura incansável por uma informação livre e sem barreiras. Surgiam:
  • Usenet archive, o maior grupo de discussão da web, comprado e remodelado pela google.
  • Google Zeitgeist: Estatísticas à respeito das palavras mais procuradas.
  • Google Image Search Busca de Imagens na web.
  • Google Catalog Search
Ao final do ano, já haviam três bilhões de sites catalogados.
2002: O Crescimento continuava. Diversos empresários passaram a buscar formas de adicionar a tecnologia Google aos negócios. A resposta veio em forma de Google Mini. As novidades não parariam por ai. No mesmo ano, foram lançadas as APIs, permitindo que desenvolvedores utilizassem recursos do Google em seus aplicativos. Mais tarde, a empresa adiciona recursos de computação de cluster à Google Toolbar, permitindo que os usuários colaborassem na pesquisa científica. O já popular AdWords foi atualizado. Surgiam Google Labs, Google News e Froogle.

2003: Foi criado o AdSense, sistema que permitia aos webmasters obterem fundos por meio de anúncios de texto. A busca também foi incrementada. De acordo com a palavra-chave digitada, a tradicional caixa de texto do Google já era capaz de rastrear vôos em aeroportos, realizar operações matemáticas e muito mais.

2004: Seguindo a expansão da companhia, a nova sede em Mountain View é inaugurada. Surgem os serviços de busca personalizada e Local Search, no Google Labs. No dia 1º de abril, são revelados planos para uma sede na lua, prevista para um futuro próximo. Neste mesmo dia, era anunciado o GMail, serviço de correio eletrônico que provocou uma revolução na web, ao oferecer 1 Gigabyte de espaço aos usuários gratuitamente. Parecia mentira. Mas não era. Num esforço para promover meios de organizar imagens e fotos, a Google adquire o Picasa, serviço voltado para o gerenciamento e organização de imagens.
Algum tempo depois, é lançada ao público a primeira versão do Google Desktop Search, um pequeno utilitário para realização de buscas rápidas no computador. Surge também o Google SMS, permitindo que usuários realizem buscas diretamente de seus celulares.

Expandindo os horizontes
Buscando novos caminhos e novas informações a serem organizadas, a Google adquire a Keyhole, empresa de mapeamento global e inicia os trabalhos no Google Earth. Dezembro traria novidades, com o anuncio oficial do Google Print seguido de uma tremenda atualização do Google Groups.

2005: A quantidade de recursos continuava a crescer. Surgia o My Search History, capaz de manter um histórico dos últimos termos pesquisados pelo usuário e o Google Web Accelerator, software para acelerar a navegação na internet. Seguindo uma tendência de personalização, a empresa anuncia o serviço Personalized Homepage, permitindo que cada usuário criasse sua própria página personalizada. Pouco menos de um ano após a compra da KeyHole, o Google Earth é apresentado aos usuários. Procurando trazer novidades ao já popular GMail, a empresa anuncia o Google Talk, um comunicador instantâneo bastante simples que fez surgirem críticas e elogios. A segunda geração do Google Desktop dá as caras, tendo como principal novidade a SideBar, uma barra de ferramentas lateral que busca integrar os serviços oferecidos pela empresa. O Google Blog Search completa o ciclo de inovações.

2006: O ano começa com a novíssima Google Video Store, loja de video criada pela empresa. Através dela, produtores de video passam a definir preços e licenças de uso para o conteudo.
O Google Desktop 3 dá as caras, com a capacidade de exibir os painéis da sidebar em qualquer lugar da àrea de trabalho. Poucas semanas depois uma nova versão é lançada em 15 idiomas.
Rumores a respeito do Google Calendar se fortalecem e pouco a pouco imagens começam a surgir na web. No dia 13 de abril, o serviço é lançado. O Google Talk ganha temas e imagens de exibição, conquistando cada vez mais usuários. Em parceria com a Nike, surge Joga.com , o portal dos amantes de futebol.
Na china, os conflitos com o governo se agravam e a Google acaba censurando seu mecanismo de busca. Revoltados, cerca de 20 usuários protestam na sede da empresa. O Planeta marte é mapeado e o Google Earth Ganha uma versão para macs. Nasce o Finance com informações sobre negócios. O GMail ganha recursos de chat. Já são mais de 25,270,000,000 páginas indexadas.


Google completa 12 anos de história

No dia 27 de setembro de 2010, a empresa de Mountain View completou 12 anos de sucesso inquestionável no mundo da internet e da tecnologia. Há doze anos atrás, Larry Page e Sergey Brin começaram algo que provavelmente eles não tinham noção do quão gigante seria. O dia 27 de setembro é a data oficial de aniversário da Google Inc., a responsável por revolucionar o método de buscas pela internet.
A Google está presente em todas as nossas ações na internet, e viver sem ela parece ser uma missão impossível. Não só utilizamos o site de buscas, mas, também o Orkut, YouTube, Google Reader, Maps e Earth, além de Gmail e Gtalk, entre (muitos) outros serviços. Google.com tornou-se o endereço mais conhecido e acessado do mundo virtual, onde milhares e milhares de pessoas encontram respostas para dúvidas e problemas dia após dia. É fonte de informação, pesquisa, notícias, curiosidades, etc.


Larry Page e Sergey Brin Fundadores do Google

Inicialmente, o projeto foi chamado de Backrub, para em 1998 ser registrado oficialmente como Google – o nome vem da palavra “googol”, que corresponde a um termo da matemática que designa um número 1 seguido de 100 zeros.


A Google está no mundo virtual e também no mundo da tecnologia com aplicativos desktop como Picasa, o navegador Chrome e até o sistema operacional Android, para smartphones e tablets. Seja como for, o usuário da internet já não pode escapar dos serviços desta superempresa.  

Google, o melhor lugar do mundo para trabalhar

O Google foi classificado como a melhor empresa para se trabalhar na América



O Google foi classificado em uma pesquisa realizada pela revista Forbes em 2007 como a melhor empresa para se trabalhar na América. A empresa que começou há apenas 10 anos atrás numa garagem com 7 pessoas contrata uma média de 9 novos funcionários por dia. Pessoas de ternos dentro do edifício do Google, geralmente são empresários visitantes. A roupa mais comum são jeans, T-shirt, blusas e de vez em quando pijamas. Onze lanchonetes servem comida de graça pelo menos 3 vezes por dia. Outras mini-cozinhas oferecem coffee-breaks com todos os tipos de lanches, cereais, frutas, doces e dezenas de bebidas incluindo o auto serviço de capuccino e máquinas de soda. Um ginásio oferece uma completa academia, com salas de massagens,  piscina, video games, máquinas de pimball, snookers, ping-pong. Almofadões estão por todos os cantos, para quem quiser tirar um cochilo. Outras regalias incluem cabeleireiros, lavanderia, babás para crianças e 5 médicos para fazer chek up dos funcionários...gratuitamente. E acredite... os empregados podem levar seus cães para o trabalho. Ah!... a única exigência é limpar a sujeira dos animais.

Algumas Imagens Divertidas:












Para mais imagens, acesse aqui


Um comentário:

Leia mais