Pesquisar

A Importância do Trabalho Científico


Por Lucas Margotti

A dinâmica do conhecimento no mundo depende de pesquisas e técnicas que vêm sendo estudadas para o desenvolvimento físico e intelectual da sociedade. A partir de novas pesquisas e novas técnicas, cientístas descobrem novos métodos de aprimoramentos essenciais para o desenvolvimento da vida e da sociedade. A capacidade do indivíduo descobrir como manipular os distúrbios causados pela saúde, pelos fatores ambientais, pela formação psicológica do indivíduo e principalmente fatores sociais, econômicos e tecnológicos que podem dificultar o convívio em paz na humanidade, está ligada à ética que lhe foi dada durante sua formação social e profissional.

De tal forma, é perceptível quanto deve ser valorizado e aprimorado cada vez mais o trabalho científico no Brasil e no Mundo. O conhecimento de novas técnicas e de novos horizontes consegue dinamizar o mundo a reagir com novos paradigmas sociais. Quando mais técnicas são descobertas, mais capacidade o indivíduo tem acesso para desenvolver novos saberes. Essa cadeia do conhecimento contribui de forma significativa para o desenvolvimento da percepção do homem e para o progresso. 

É possível imaginar o quando o conhecimento progrediu, e de forma exponencial, até os dias de hoje. É possível imaginar que na Era antes de Cristo, o mundo já passava por enormes mudanças sociais e econômicas. Levando em conta que os primeiros indícios de vida humana na terra surgiram há 200.000 anos atrás, é possível entender que nos últimos 2 a 3 mil anos que o indivíduo passou a desenvolver um pensamento mais crítico e intelectual. Uma análise ousada que podemos destacar, seria a diferença social e paradoxa do mundo atual com a sociedade 200 anos atrás, ou até mesmo perceber as estruturas sociais e científicas do Brasil nos últimos 100 anos.
Como um principal sujeito dessas mudanças sociais e tecnológicas no mundo, o trabalho científico desde sempre visualizou o conhecimento e o aprimoramento de novas técnicas para o desenvolvimento tecnológico e social. Como exemplo, teorias elaborada nos passado, como as Teorias Gerais da Administração, conseguiram um impacto marcante na formação da sociedade empresarial. Desde a Administração Científica de Taylor ou a Administração Clássica de Fayol, teorias e novos paradigmas têm sido criados para contrapôr os problemas organizacionais estabelecidos por essas escolas organizacionais que, a partir de determinados momentos e situações, tornam-se inaplicáveis em decorrência de um novo contexto social. 

Por isso, tem sido cada vez mais perceptível a importância o trabalho científico, sejam nas áreas tecnológicas, sociais aplicadas, humanas ou qualquer outra área do conhecimento. É importante que o mundo valorize esse tipo de trabalho e perceba como o trabalho científico contribui para a formação do indivíduo e da sociedade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais