Pesquisar

Jogos Estratégicos Virtuais: O aprimoramento do raciocínio lógico

Por Lucas Margotti

   Há poucos que dizem que os jogos são regidos por sorte para um oponente, ou até mesmo por azar. Sorte é um termo equivocado quando utilizado em uma estratégia. Estratégia visa a capacitação do indivíduo em em tomar decisões que supere o fator sorte na determinação de um vencedor. Confiar suas metas à resolução da sorte é deixar de ter certeza no seu sucesso, deixando a pairar sobre o incerto.
   Existe de fato livros que contribuem para o desenvolvimento da estratégia nas pessoas e a aplicação em suas vidas. Muitas empresas e organizações, até mesmo no seu próprio trabalho, a estratégia constitui uma ferramenta para alcançar objetivos tanto profissionais ou decorrentes do trabalho quando para objetivos pessoais. Normalmente você sai do trabalho e já visualiza o caminho para casa menos congestionado ou alguns meios de não pegar um momento ruim nas ruas de volta para casa. A todo momento estamos trabalhando com a estratégia em nossas vidas.
   Poucas pessoas sabem que desde criança a estratégia esteve presente em suas vidas. Agora, como é possível perceber isso nos jogos atuais? De uma forma simples. Quando estamos nas páginas virtuais, podemos encontrar vários jogos que precisam de estratégia para sua execução. Dando foco aos jogos virtuais ( já que os jogos de tabuleiro foram as principais ferramentas que contribuiram para a formação da estratégia), os jogos virtuais hoje aparecem em um quadro mais dinâmico na sociedade. Constatemente surgem novos jogos ou ferramentas virtuais para o aprimoramento da estratégia. Alguns jogos como estratégias de guerra ou construção de cidades, contribuem para a formação lógica das pessoas, além de dar um ganho na sua capacidade de "pensar rápido" e iniciativa.
   São muitos jogos que podem contribuir para essa capacitação. Existem de fato vários jogos que estão debaixo de nossas vistas mas que não tomamos a iniciativa de conhecê-los. Muitos deles aparecem até mesmo em nossas paginas de Facebook e Orkut. São ferramentas simples mas que se forem entendidas como aplicações lógicas que podem contribuir para nossa formação, poderão ser bastante eficazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais