Pesquisar

Épocas de descanso: Janelas para oportunidades, portas para a criatividade

Por Lucas Margotti




Muito importante para o processo de renovação emocional, férias são consideradas o melhor período para o profissional. De fato, existem inúmeras atividades e recursos que podem ser aproveitados nesse período. Tão importante quanto o descanso, a renovação emocional e criativa podem contribuir para o desempenho futuro do profissional e evitar o desgaste psicológico durante o retorno às atividades cotidianas.

Durante o período de férias, é sempre importante ficar atentos aos acontecimentos e novidades da área de atuação, dando o foco para o aprimoramento de novas tecnologias e conhecimentos. Isso permitirá que o profissional retorne à rotina com novas atitudes e visão estratégica. É possível questionar essa hipótese, mas tal atitude agrega enorme valor para profissionais inovadores.

O mundo é completamente dinâmico e nada estabiliza ou para no mesmo lugar. A cadeira que você ocupa será ocupada por alguém nesse seu período, e se você não voltar atualizado, dando o seu melhor, provavelmente correrá o risco de perder o posto [Já vi isso acontecer inúmeras vezes]. Por isso é importante sempre visualizar oportunidades que possam surgir ou que possam contribuir para sua formação. Nem que seja uma hora por dia, pesquise durante suas férias, leiam artigos, leiam livros, jornais, revistas, etc. Deixe em dia tudo que você devia ter feito. Viaje e aproveite o descanso, mas não passe por desinformado sobre os acontecimentos. Aumente sua rede de contatos e procure recursos que possam contribuir para a sua empresa. Conheça e busque novos caminhos e novas fontes. Estruture sua saúde psicológica para novos desafios que irão surgir no futuro.

Esse artigo busca auxiliar a noção de tempo inativo do profissional e mostrar que tal momento não é apenas para a inatividade, e sim, um momento subjetivo, onde é importante a reflexão de oportunidades e ameaças do futuro, tanto profissionais quanto emocionais. A vida nos oferece tempo para que possamos compreender diversos caminhos que temos que seguir com base nos erros do passado. É importante que através das janelas abertas, sejamos capazes visualizar diversos caminhos que possam surgir no futuro, buscando sempre decisões inteligentes e viável. Nossas atitudes dependem de nossa atenção aos detalhes e as portas só abrem para profissionais que visualizam antecipadamente os fatos.

2 comentários:

  1. Boa noite.
    Interessante o texto. Essa postura é importante, mas prefiro não fazer nada.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. É apenas uma dica!

    Obrigado pelo comentário!

    Abraço!!

    Lucas

    ResponderExcluir

Leia mais