Pesquisar

Análise S.W.O.T.: Estratégia mercadológica aplicada em micro e pequenas empresas

Por Lucas Margotti

Muitos empreendimentos no Brasil não possuem um conhecimento técnico sobre seu próprio negócio e o ambiente em que atuam. O interessante é que muitos empreendimentos pequenos conseguem destaque devido à uma oportunidade observada por um empreendedor fundador. Por mais que existam inúmeros empreendimentos fundados por empreendedores como esses, não há qualquer conhecimento técnico necessário para novas estratégia no futuro.

Este novo texto tem o objetivo de mostrar uma análise simples de mercado, ensinados nos primeiros períodos de Administração e cursos afins, que podem contribuir para o empreendimento de diversos empreendedores que estão em fase de adaptação ao dinâmico "Senhor Mercado". É interessante montar um estabelecimento qualquer em um lugar que demande um, ou criar uma empresa com idéias novas em um setor que as atitudes e comportamentos organizacionais estão defasados. Mas certas oportunidades estão exigindo um nível cada vez maior de visão mercadológica e atitudes técnicas. Existem alguns modelos que devem ser seguidos, e empreendedores ao acaso, que fizeram de uma ideia ou acidente, uma fonte de ouro abundante.

Mas mesmo essas oportunidades exigem novos recursos que apresentarei aqui a seguir. Esses tipos de abordagens são bem simples e são encontrados em todos livros de Marketing ou Administração Estratégica, mas acredito que seja muito interessante para micro e pequenas empresas, e principalmente... para empreendedores que querem começar o seu negócio mas não possuem um conhecimento técnico para "embarcarem nessa aventura".


A primeira delas é conhecida internacionalmente como "A Análise S.W.O.T.". Amiga de todo Administrador, é uma análise em que determina elementos essenciais para qualquer empreendimento: STRENGTHS (Forças), WEAKNESS(Fraquezas), OPPORTUNITIES (Oportunidades), THREATS (Ameaças). De acordo com a proposta da análise SWOT (F.O.F.A. no Brasil), é possível que o empreendedor visualize tais recursos através dessas análises, tornando possível seu entendimento sobre possíveis estratégias a serem adotadas.

De fato, Forças e Fraquezas são considerados variáveis internas, que dizem respeito às características da organização. Quando se trata de força, podemos citar, por exemplo, o alto índice de Capital Circulante Líquido (Capital de Giro) da empresa. E como fraquezas, a falha sistêmica em sua gestão de estoque atrasando pedidos pendentes. Como variáveis externas, as Oportunidade e Ameaças são fator determinante para a sobrevivência da empresa no mercado, porque não depende apenas da empresa, e sim de outros empreendimentos ou acontecimentos que podem interferir na estrutura de mercado. No entendimento dessas duas estruturas externas, podemos citar a Copa do Mundo no Brasil como Oportunidade para a rede de hotelaria e os demais empreendimentos. Este é um exemplo de oportunidade, e acredite. Existem milhares de brasileiros e até mesmo estrangeiros trabalhando duro para usurfruirem dessa oportunidade. No caso da ameaça, podemos citar como exemplo, uma crise financeira mundial, em que abala todas as estruturas organizacionais do mundo.

Síntetizando:




Internos (Forças e Fraquezas) | Externos (Oportunidade e Ameaças)







Análise S.W.O.T. em micro e pequenas empresas?


Devemos entender que essa análise foi criada com o intuito de contribuir para o ambiente organizacional do passado e ajudaram muitas empresas, hoje gigantescas, a sobreviverem e a serem líderes no mercado. Atualmente, a maioria das empresas utilizam esse tipo de abordagem para trabalharem em produtos ou seviços específicos, com o objetivo de aprimorar todo seu procedimento de fabricação, desenvolvimento e vendas, focando nos atributos do produto do concorrente. Para uma abordagem organizacional, utilizam-se de técnicas de pesquisas de mercado mais complexas e desenvolvidas, enumerando diversas variáveis necessárias.

Devido ao pequeno nível de participação de mercado e de produção econômica, empreendimentos novos, micro e pequenos podem aderirem à essa análise e acredito ser possível determinar diversas fontes verídicas do mercado em que atua. São inúmeras as informações que essa pesquisa pode gerar para esses tipos de empreendimentos. Tanto para expansão como abertura, essa abordagem é capaz de produzir resultados que possibilitam a empresa de analisar se tal meta organizacional é viável ou não, economizando recursos financeiros e evitando em alguns casos, falência precoce por má-gestão.

Portanto, acredito que não há outra ferramenta básica capaz de proporcionar um entendimento de mercado tão eficaz como essa. Simples e ousada, ela possibilida não só a análise dessas quatro variáveis, mas o surgimento de diversas outras em nossos pensamentos. É fácil de ser aplicadas e interessante para quem tenha uma meta ou um objetivo organizacional a cumprir. Aplicada nas organizações atualmente mas existe há milhares de anos, encontrada nos textos de Sun Tzu: Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças " (SUN TZU, 500 a.C.).

5 comentários:

  1. Conhecer a análise SWOT é o básico de cada administrador. Talvez muitos micro e pequenos empresários já a pratiquem sem saber, mas não de forma sistematizada. Elaborar um estudo da empresa nesta área é ensencial para a sobrevivência da empresa no mercado. Queria ter lido este texto antes de fazer o trabalho do Jânio, iria me auxiliar bem.

    Bruno Bueno

    ResponderExcluir
  2. Excelente Bruno!

    São diversas as maneiras de aprendermos. E acredito em todas as disciplinas, podemos absorver um detalhe que modifica totalmente nosso conhecimento... Essas aulas atuais na UFSJ promove isso em nós. Muito Legal!

    ResponderExcluir
  3. Olá Lucas..Estou iniciando meu Trabalho de conclusão de curso.. e o tema que escolhi foi matriz swot em pequenas empresas, impactos para o planejamento estratégico..
    Adorei o seu texto, tenho certeza que vai me auxiliar mt na construçao do meu tcc..

    Parabens!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse texto. Utilizarei em meu trabalho de marketing da faculdade; parabens!

    ResponderExcluir
  5. Impressionante esse texto. Pareci fácil mas deve ser complicado aplicar. Acho que na minha região as pequenas empresas deviam utilizar essa ferramenta.

    Muito bom o texto. Vou passar para uns amigos.

    Até mais

    ResponderExcluir

Leia mais