Pesquisar

HP 12C

Desenvolvida e criada pela empresa Hewlett-Packard (HP), a calculadora financeira HP 12C é uma calculadora financeira programável, construída em 1981, que utiliza cálculos envolvendo juros, amortizações, valores presente e futuro, taxas de retorno, fluxos de caixa, porcentagem, etc. Uma calculadora excelente que possibilita que todos os financistas de calcular rapidamente qualquer análise financeira. Porém, vários fatores influenciam na dificuldade em que os profissionais e estudantes encontram na compra dessa calculadora, como complexidade em seu domínio e na demanda de tempo que ela exige para aprendizagem que, em alguns casos, exigem cursos específicos. Além dessa dificuldade, outro fator influenciável é o seu custo.

Em relação à sua aplicabilidade, a calculadora possui um atributo muito diferente das demais calculadoras. Na verdade, a maioria das calculadoras da HP possuem alguns atributos que confundem bastante seus utilizadores. Esse atributo é o método RPN, conhecido como "Notação Polonesa Reversa", em que consiste em colocar os dados inicialmente para depois colocar os recursos que pretende-se usar. Por exemplo, quando fazemos um cálculo qualquer, colocamos "1+1" e temos o resultado que queremos. Na Notação Polonesa Convencional, utiliza-se "+ 1 1". Já na HP 12C, o método utilizado é a Notação Polonesa Reversa (Reverse Polish Notation - RPN), em que insere-se primeiramente os valores para depois colocar os recursos a serem usados: "1 1 +".

Então, essa ferramenta demonstra ser um pouco confusa inicialmente, mas é importante porque na utilização de dados financeiros complexos, permite-nos alcançar valores que demandariam enorme tempo para serem utilizados em cálculos no papel ou até mesmo na calculadora científica convencional (Casio). Mas por experiência própria, é possível confirmar que, com esforço e dedicação, é possível aprender suas principais funções rapidamente. Existem milhares de videos no Youtube, além de artigos e textos em diversos sites, que ensinam como utilizar essa ferramenta.


Tratando-se de investimento em sua compra, essa calculadora exige um desembolso elevado em comparação às possíveis calculadoras alternativas existentes no mercado. Mas em relação à custo-benefício, não existe comparação possível. Seu preço de mercado está distribuido entre R$ 160,00 a R$ 250,00 e pode parecer um pouco elevado mas vale muito a pena, porque possibilita que você calcule todos os calculos financeiros em questão de segundos.

Quando adquirir essa calculadora? Caso você seja universitário da área de Administração, Ciências Contábeis e afins, o melhor momento para comprar é agora! Acredito que o melhor momento para ter a HP 12C é no período da graduação, pois você terá tempo para aprender em sala de aula e poderá praticar bastante em provas e exercícios propostos em sala de aula. Caso contrário, entrará no mercado sem ter conhecimento da calculadora e, caso a adquira assim que sair da universidade e entrar no mercado, não terá 'campo' para praticar, a não ser no trabalho, possibilitando sua ineficiência quando trabalhar com dados reais. Caso já esteja no mercado, não é tarde para aprender. Porém, é arriscado deixar para aprender e não ter campo para praticar, mas caso tenha disposição para aprender por conta própria e adquirir livros de matemática financeira para guiá-lo, é uma boa solução.

Nós estudantes devemos ter conhecimento dessa ferramenta o mais cedo possível, porque sua dificuldade em trabalhar com dados no sistema RPN possibilita que esse conhecimento seja um diferencial. Sem falar que possibilita uma enorme eficiência em provas acadêmicas. Sinceramente, não vejo calculadora melhor para qualquer estudante de Administração ou Contabilidade e até mesmo para profissionais que já estejam no mercado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais