Pesquisar

Carreiras em alta: os setores em evidência


Por Foco Talentos


Já falamos sobre os setores em evidência no mercado de trabalho, que favorecem a contratação de diversos profissionais e tornam diversas carreiras promissoras. Ainda assim, é importante estar informado sobre as funções em alta para cada setor. Por isso,  de acordo com a reportagem da Você S/A, iremos mantê-los informados sobre as funções que prometem altos salários para os próximos anos.

Óleo e gás
Para esse setor, há oportunidades para quem está iniciando a carreira, mas falar inglês é fundamental, pois muitos estrangeiros trabalham na área. As funções com maior destaque são: diretor comercial, gerente de desenvolvimento de negócios, engenheiro de vendas e gerente da qualidade (óleo & gás e infraestrutura).
Tecnologia da Informação
Esse ano, houve uma grande sofisticação nos ataques hackers. Por isso, profissionais de segurança da informação estão valorizados. Os salários tiveram aumento médio de 20%. A maior valorização é dos profissionais de TI que trabalham com sistemas de área financeira e de logística. As funções em alta são: gerente de sistemas e desenvolvimento, analista de negócios e processos, analista de ERP, coordenador de infraestrutura e telecomunicações, gerente de projetos, analista de business intelligence e coordenador de segurança e redes.
Finanças
Os salários também aumentaram 20%, em média. Nos cargos de gestão, as empresas têm dificuldades de contratar gerente com visão estratégica e facilidade de comunicação. Para a área de finanças, diretor de financeiro CFO, gerente de planejamento financeiro, analista contábil e fiscal e analista de planejamento, há ótimos salários no mercado de trabalho.
Vendas e Marketing
Para não aumentar os salários, as empresas preferem contratar jovens e treiná-los a “roubar” profissionais mais experientes. Para o setor de marketing e vendas, as funções de gerente geral, diretor comercial, gerente de desenvolvimento de negócios, gerente de trade marketing, analista de marketing, comunicação e inteligência, coordenador de comunicação e inteligência e gerente de inteligência de mercado e planejamento estratégico estão tendo grandes oportunidades no mercado.
Engenharia
A demanda por engenheiros deve crescer 5% e 13% ao ano de 2011 a 2020, segundo o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). O setor de construção civil está precisando de novos profissionais, por isso são diversas as funções em alta, como: diretor de supply chain, engenheiro de manufatura e processos, engenheiro de projetos, coordenador de logística, gerente de produção, gerente de qualidade QSMS, supervisor de manutenção de utilidades, gerente de compras, gerente geral de obras  e diretor de operações industrial.
Seguros
Gestores brasileiros estão tendo oportunidades de trabalhar na América Latina, mas é raro encontrar quem fale espanhol. As áreas mais aquecidas são crédito e de grandes riscos, acompanhando o consumo e o investimento em infraestrutura. Por isso, investir na formação para trabalhar nessas funções irá valer a pena: diretor comercial, gerente de subscrição, gerente técnico de seguros, gerente atuarial, gerente de sinistros, gerente comercial de seguros, analista de subscrição e analista atuarial.
Fonte: Focos Talentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais