Pesquisar

Governança Corporativa no Brasil

Com o objetivo de disponibilizar informações e desenvolver melhorias contínuas, o Tutor Executivo disponibilizará gradualmente artigos acadêmicos de terceiros relacionados com os temas propostos em administração e negócios. Assim, segue abaixo o primeiro artigo acadêmico no site, juntamente com o resumo executivo do conteúdo apresentado e um link para download do arquivo no formato "pdf.". Essa nova idéia possibilitará que a informação seja mais aprofundada, promovendo o conhecimento constante através do site, promovendo produções de terceiros e possibilitando a ligação dos mesmos com leitores do Tutor Executivo.

Confira a seguir, o primeiro artigo científico publicado no site:

"Governança Corporativa no Brasil: Algumas Discussões Envolvendo os Acionistas Minoritários e os Conselhos de Administração"



Autores:
Sabrina Soares Silva
Denise Carneiro dos Reis Bernardo
Antônio Thiago Benedete da Silva
Patrícia Aparecida Ferreira




Resumo:

Um dos temas mais discutidos nos últimos anos no meio empresarial tem sido a governança corporativa. Nesse tema, a questão da proteção dos interesses dos acionistas minoritários tem recebido destaque tanto no Brasil como em diversos outros países. Este fato pode ser verificado pelas diversas ações que têm sido empreendidas tanto por iniciativa Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), ao implementar diferentes níveis de governança corporativa para as sociedades anônimas de capital aberto, como pela mídia em geral, que veicula notícias abordando o tema. Buscando aprofundar esse tema, o objetivo deste artigo foi demonstrar o destaque que vem sendo dado à importância da preservação dos direitos dos acionistas minoritários no Brasil bem como a relevância dos conselhos de administração na minimização dos conflitos de agência. Foi realizado um estudo exploratório a partir da análise de casos ocorridos no cenário brasileiro. Os resultados demonstraram a importância da atuação dos conselhos de administração na garantia da transparência das ações empresariais das companhias de capital aberto, da eqüidade de tratamento aos acionistas e prestação de contas.


Download do arquivo completo: Artigo pdf.

Leia mais