Pesquisar

Logística: A importância dessa ferramenta para as empresas

Por Lucas Margotti

A logística é um sistema da administração que promove o gerenciamento e desenvolvimento da produção desde a aquisição de insumos até a entrega ao consumidor final. Sua fundamentação possui grande importância para as organizações por proporcionar um sistema de gestão que promova a competitividade no mercado e qualidade ao consumidor final. Essencialmente, a logística possibilita que a empresa realize sua missão organizacional através de um planejamento estratégico de posicionamento e adequação mercadológica. Tais procedimentos sugerem a apresentação de um produto diferenciado e de interesse social, sendo eles promovidos, transmitidos e valorizados de modo a torná-lo um produto competitivo no mercado.


O sistema de aquisição e controle de estoque é processo fundamental na gestão de uma organização por agregar valores e laços entre fornecedores, empresa e clientes. A empresa administra sua produção e controle de estoque juntamente com um fornecimento eficiente capaz de suprir sua demanda, analisando custos, qualidade e condições de fornecimento. Esse sistema de compras possibilita que a organização execute eficientemente suas atividades de forma rígida e planejada, baseando-se na demanda e satisfação do cliente. O armazenamento proporciona à empresa um controle produtivo para a empresa, proporcionando a alocação de insumos e produtos de acordo com a necessidade no momento. Assim, considera-se muito importante que as empresas aprimorem seus sistemas de compras de acordo com a demanda e tenham uma relação estável com seus fornecedores e clientes, para que haja insumos a serem produzidos, fornecedores para suprir necessidades e clientes para adquirirem esses produtos.

Da mesma forma que é necessária a estabilização das relações entre fornecedores e clientes, é importante também a forma como essa relação será efetuada. Conseguir demanda é resultado dos esforços promocionais, dirigindo-se a colocar o produto certo, no lugar certo e no instante correto para atender aos requisitos da demana. Quando Jerome McCarthy propôs no “Composto de Marketing (Quatro P’s)”, o elemento “praça” referia-se à formulação de um sistema de distribuição do produto da empresa para o público-alvo. É essencial que a empresa determine uma forma de distribuição a partir de modalidades de transportes, baseadas principalmente em custo, velocidade, segurança, quantidade e responsabilidade, em que a base da distribuição levará em conta a modalidade de transporte que a entrega necessitará. Há possibilidades de que no ambiente final necessite de modalidades diferentes, sejam aéreo, ferroviário, marítimo, fluvial ou rodoviário, devido às características ambientais, caracterizando assim uma intermodalidade. 

Da mesma forma que é importante adequar o sistema de compras de acordo com a demanda e disponibilidade de fornecedores, é essencial que as organizações possuam um sistema de estocagem eficiente. Devido ao fato de que fornecimento de material para produção dependa muito do fornecedor, é importante que a empresa crie um sistema de armazenamento capaz de atender necessidades da produção quando houver falhas ou atrasos por parte de fornecedores. O armazenamento deve ser construído de acordo com a capacidade produtiva, excedendo satisfatoriamente uma margem para suprimentos de falhas organizacionais. Assim, o armazenamento tem grande importância para as organizações para que não haja dependência no suprimento de insumos para produção e insegurança no decorrer da atividade.

De acordo com os elementos apresentados, é possível afirmar que a logística possui grande importância para a manutenção das atividades organizacionais, já que, não havendo esse interesse pelo fornecimento e gerenciamento da cadeia de suprimentos, não há possibilidade de produção da empresa. O planejamento, controle e organização dos estoques e o fornecimento ao consumidor promove a evolução contínua da cadeia produtiva de organizações do mundo todo, aprimorando constantemente os negócios internacionais. 

4 comentários:

Leia mais