Pesquisar

O avanço das empresas por meio dos 5's

A revolução tecnológica, em seus vários níveis, tem provocado forte impacto nas empresas. Seus avanços desencadeiaram as mudanças mais potentes nas formas de aprender, trabalhar e se comunicar, enfim, na vida das pessoas e, como consequencia, nas cidades onde elas estão instaladas. Estamos vivendo uma nova era econômica. A brusca concorrência da atualidade leva às empresas a uma busca constante de melhoria na qualidade em seus serviços. Neste contexto, qual a relação entre o programa "5S", a qualidade nos serviços prestados por uma empresa e a satisfação do cliente?

Criado no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, o 5S é uma ferramenta administrativa que auxilia na implantação da qualidade, organização e otimização nas empresas. Inicialmente, seu principal objetivo era auxiliar na reestruturação do país, que necessitava reorganizar suas indústrias, melhorando a produção devido a alta competitividade do pós-guerra. Atualmente é utilizado como forma de conscientização da importância na qualidade do ambiente de trabalho. É a implantação de uma nova cultura que necessita contar com o comprometimento das equipes de trabalho para gerar os resultados esperados. Ambientes limpos, organizados, asseio e bem estar proporcionam condições para uma melhor produtividade.

O programa tem como pontos principais eliminar o disperdício, o custo extra, o cansaço em excesso, os problemas de saúde e a falta de produtividade, ele é apenas uma das etapas do sistema de qualidade que serão completadas com outros aspectos, para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa. Baseia-se em cinco conceitos:

1º Senso - Seiri: Senso de utilização e descarte:

Separa o útil do inútil, eliminando o desnecessário, fazer uma verificação completa, analisando tudo o que realmente se precisa e o que está atrapalhando o trabalho: movéis, equipamentos, materiais, ferramentas, informações, papéis, etc.

Dicas de utilização: O que for utilizado a toda hora, todo dia ou semana, deve ser colocado em locais de fácil acesso. Documento utilizados esporadicamente devem ser organizados em um arquivo ou serem descartados, caso não haja utilidade. 

2º Senso - Seiton : Senso de Organização:

Ordenar aquilo que é necessário, de forma que qualquer pessoa possa localizá-lo facilmente. Saber usar e ter local fácil e definido para guardar.

Dicas de utilização: Determinar um local para cada coisa e colocar cada coisa no seu lugar. Definir como cada item será guardado. 

3º Senso- Seiso: Senso de limpeza: 

Limpar tudo e deixar sempre limpo: Banheiros, mesas, ferramentas, máquinas, pisos, paredes, etc. Zelar pelos materiais da empresa, tirar graxa, poeira, teias, copinhos de café usados, deixando sempre tudo limpo. Deixar as ferramentas e máquinas nas melhores condições de uso.

Dicas de utilização: Identificar e eliminar a causa da sujeira; Fazer a coleta seletiva de materiais recicláveis; Trabalhar na conscientização das pessoas. Limpeza é educação! 

4º Senso - Seiketsu: Senso de saúde e higiene:

Ter todos os empregados orientados para se preocuparem com a higiene pessoa, saúde física e mental e obediência às regras de segurança e garantir as melhores condições do local de trabalho. 

Dicas de utilização: Manter as condições ambientais propícias à saúde; Cuidar da saúde física e mental; Estar de bem com a vida e cuidar dos relacionamentos.

5º Senso - Shitsuke: Senso de autodisciplina:

É a disciplina para manter e praticar sempre corretamente aquilo que está determinado. É praticar todos os dias os "5S" com zelo e compromisso por entender e não por que foi designado, fazendo disto um modo de vida.

Dicas de utilização: 
Praticar várias vezes para criar o hábito; Ter procedimentos simples e fáceis de cumprir; Discutir abertamente os problemas para que todos participem das soluções; Ter a consciência que o "5S" é de responsabilidade de todos e que é impossível uma só pessoa praticá-lo sozinha. 

O método "5S" trata de mudanças, onde a implantação de uma nova cultura poderá gerar certas insatisfações. Mas a partir do momento em que a maioria do grupo se comprometa na aplicação dos métodos e os resultados começarem a aparecer, a resistência diminuirá. Ao implantar o programa é recomendado fazer uma reunião com todos do grupo, explicando o programa e os benefícios e eleger alguns líderes para ajudar na avaliação dos resultados e verificação da implantação dos "5S". Fazer um rodízio de lideres ajudará a criar um elo maior com a implantação do programa. Isso motiva o grupo a participar e agir conforme cada etapa. A implantação do programa "5S" gera inumeros benefícios para uma empresa se iniciado de maneira correta, conforme a seguir:

Maior eficiência: O trabalho em um ambiente agradável normalmente gera maior produtividade, sem contar que as pessoas provavelmente se empenharão em produzir algo com maior qualidade, pois terão maior motivação para isto. 
Melhoria no clima organizacional: Com a aplicação dos "5S", tanto os membros da equipe de trabalho quanto clientes receberão o serviço de acordo com suas expectativas e desejos. 
Maior lucratividade: Com a maior satisfação do cliente já fidelizado, novos clientes poderão surgir e a empresa aumentará seus resultados e faturamento. 

Portanto, o programa "5S" vem sendo mais utilizado como uma ferramenta para educar as pessoas de uma forma prática, dentro de suas próprias atividades, através do envolvimento de todos tendo, portanto, caráter eminentemente participativo. É bom salientar que é desaconselhável a sua implantação objetivando solucionar problemas em ambientes de conflitos, pois o "5S" nada mais é que um processo simples com resultados imediatos e duradouros para o homem, dentro e fora do local de trabalho, para a organização, para os clientes e para o meio ambiente.

Um comentário:

Leia mais