Pesquisar

Universidade Federal de São João Del Rei: Oportunidade em constante crescimento

Por Lucas Margotti



Há menos de 10 anos como universidade federal, sendo anteriormente conhecida como fundação Funrei, a 'UFSJ' em pouco tempo, comparado às outras universidades, conseguiu se consolidar uma das maiores universidades do Brasil. O mais importante é que sua administração conseguiu trabalhar com uma gestão integrada proporcionando à comunidade cursos de qualidade e referência para ingressantes na carreira superior. Maior destaque ainda foi o progresso contínuo que vem acontecendo nos campus da universidade, equivalendo-se ao retrato do país, com obras e progressos para todos os lados.

 De uns 3 a 4 anos atrás até os dias de hoje, a UFSJ cresceu a um índice superior ao de outras universidades, com a expansão dos campus, novos cursos e consequentemente aumento significativo no número de vagas. Importante destacar que a campanha estrutural da universidade, com obras de ampliação e construção, está possibilitando à cidade São João Del Rei e região evoluir sociamente, culturalmente e estruturalmente. A demanda pelos cursos da UFSJ trouxe milhares de estudantes de diversas partes do país, e até do mundo atráves de programas intergovernamentais, para ingressarem na carreira acadêmica, tornando-a um centro com culturas e valores sociais diferentes, com capacidades sociais e tecnológicas capazes de transformar o país com a nova geração que está sendo desenvolvida.

Em alguns casos, principalmente nos cursos novos, há ainda uma defasagem em estrutura educacional e científica para os alunos. E isso tem sido alvo constantes em debates estudantis e acadêmicos. Mas isso se deve à novidade e estruturação contínua dos novos cursos. Todo projeto em seus primórdios, trabalha-se em constante evolução, utilizando recursos disponíveis para o desenvolvimento, o que às vezes não estão acessíveis. Mas no geral, a UFSJ como um todo tem trabalhado à favor do progresso e desenvolvimento social, com diversos projetos ainda em andamento, mas já sendo uma universidade de referência e uma das maiores universidades do país. Alguns cursos já são reconhecidos como os melhores em níveis estaduais e/ou federais, de universidades públicas e/ou no geral.

> Como aluno da UFSJ, tenho orgulho de confirmar que essa é minha percepção em relação à universidade, à gestão e à tudo que a UFSJ tem sido nesses últimos anos".

Na revista "UFSJ EXPANSÃO" é possível ver os projetos atuais de desenvolvimento e progresso da UFSJ. Clique no link abaixo para visualizar a revista. 


"A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) apresenta a revista da sua expansão. Os dados aqui publicados revelam o tamanho e a importância dos programas Expandir e ReUni (Reestruturação e expansão das instituições federais de ensino superior) para a nossa Universidade, para nossa comunidade universitária e para todas as comunidades locais e regionais em que a UFSJ passou a marcar presença física". 


UFSJ: www.ufsj.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais