Pesquisar

Marcas: O que você tem a dizer sobre elas?

Por Lucas Margotti

Com o objetivo de tornar essa publicação mais dinâmica, ao fim do texto, nas barras de comentários, é primordialmente necessário o seu comentário. Então, vamos lá:

Conforme a American Marketing Association (AMA), "marca" é definido como "um nome, termo, sinal, símbolo ou design, ou uma combinação de tudo isso, destinado à identificar os produtos ou serviços de um fornecedor ou grupo de fornecedores para diferenciá-los dos outros concorrentes". Portanto, a marca é um produto ou serviço que agrega dimensões que, de alguma forma, o diferenciam de outros produtos ou serviços desenvolvidos para satisfazer a mesma necessidade. Sendo assim,essas diferenças podem ser funcionais, racionais ou tangíveis, ou seja, relacionadas ao desempenho do produto. Além disso, podem ser também simbólicas, emocionais ou intangíveis, ou seja, relacionadas ao que a marca representa.

As marcas identificam a origem ou o fabricante de um produto e permitem que os consumidores atribuam a responsabilidade pelo produto a determinado fabricante ou distribuidor. Eles conhecem a marca por meio de experiências anteriores com o produto e do programa de marketing do produto. De fato, as marcas desempenham funções valiosas para as empresas, simplificando o manuseio ou o rastreamento de produtos, ajudando a organizar os estoques e registros contábeis. Podem sinalizar determinado nível de qualidade e, dessa maneira, consumidores satisfeitos podem facilmente optar novamente pelo produto. Assim, as marcas representam uma propriedade legal valiosa para as empresas, podendo influenciar o comportamento do consumidor, ser comprada ou vendida, além de oferecer segurança de receitas futuras e estáveis para a empresa.
(KOTLER, KELLER, 2006)




Assim, o objetivo dessa publicação é saber o que uma marca representa para os consumidores. Que tipo de marcas são capazes de modificar os aspectos simbólicos em sua cultura? Conforme dito, as marcas podem estar ligadas à elementos simbólicos, emocionais e intangíveis. Ela influencia nossos comportamentos e atitudes, além de proporcionar uma modificação simbólica de "status social". Então, quais marcas são capazes de proporcionar essas novas configurações no seu cotidiano? Ou seja, "QUAIS SÃO AS MARCAS QUE MAIS TE CHAMAM A ATENÇÃO" (Aquela que você tem orgulho de obter algo ou que gostaria de ter).

Se te perguntassem para responder imediatamente, QUAIS SERIAM AS PRIMEIRAS MARCAS LEMBRADAS POR VOCÊ EM UM PROCESSO DE ESCOLHA RÁPIDA?

Leia mais