Pesquisar

A história das coisas (The Story of Stuffs)

A HISTÓRIA DAS COISAS (Reedição)




Por Lucas Margotti 

Como Administrador e futuro colaborador para o processo de mudanças organizacionais com base na melhoria da cadeia ambiental, acredito que este video é um dos melhores videos já produzidos e divulgados no Youtube. Este video foi baseado na estrutura consumista americana mas serve de parâmetro para qualquer país do mundo. Eu acredito este video possa ser ainda mais importante no Brasil, devido ao crescimento do consumo no país, mesmo em épocas de crise econômica.

O Brasil está em crescimento acelerado, produzindo muito, exportando, consumindo além do necessário, diminuindo a pobreza, vivendo feliz, entre outras coisas que jamais foram tão incentivadas na cultura brasileira anteriormente. Mas da mesma forma que o governo contribui fortemente para que o Brasil mude de paradigma social e de comportamento consumista, é importante não só pensar no desenvolvimento financeiro mas como também na questão do ambiente. 

Sem dúvida, podemos perceber que o Brasil não tem abandonado essa questão. Existem inumeras cooperativas de reciclagem, projetos ambientais, políticas socio-ambientais, incentivos fiscais para gestão ambiental, projetos de reciclagem do lixo, tratamento de lixo e esgoto, etc.. mas acredito que isso não é suficiente pela quantidade de recursos naturais extraídos. O Brasil é o mais mais rico em recursos naturais, tem a maior floresta do mundo, as paisagens mais bonitas, mas poucas pessoas cuidam disso. É consideravelmente baixo analisarmos que menos de 10% da população brasileira preocupam com a questão ambiental e criam medidas até mesmo domésticas para combater esse problema. E deduzo que menos de 1%, se não 0,5%, da população brasileira contribui para alguma organização de desenvolvimento sócio-sustentável ou, até mesmo, apenas lêem sobre isso. O consumo massivo e desnecessário "nunca vai mudar" e tende sempre a piorar, destruindo aos poucos o planeta. Mas acredito que temos capacidade de pelo menos retardar ainda mais esse processo transitivo do sistema produtivo. 

Confiram o video e entendam todo o processo produtivo para que nós consumemos incessavelmente.  É um pequeno filme que mostra o processo desde a coleta predatória dos insumos no ambiente até o processo de deterioração do lixo tóxico produzido. Confirmo novamente, é um dos mais inteligentes e interessantes videos já produzidos. Confiram!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais