Pesquisar

Dois Tipos Básicos de Empresas




Por Lucas Margotti

É possível perceber atualmente que existem duas tipologias de empresas no mercado. Existem aquelas que conseguem milhões ou bilhões em lucros mas, em contrapartida, promovem o desenvolvimento social e milhões em investimentos para a sociedade. O crescimento dessas empresas promovem o crescimento do ambiente onde estão inseridas, gerando emprego, renda para a comunidade, oportunidades e desenvolvimento local. O outro tipo de empresa é aquela que, em um momento de crise ou instabilidade, é capaz de obter lucros para si, mas prejuízos para a sociedade. Promove a dependência da sociedade por ela, mas instavelmente está inserida em um ambiente e em qualquer momento, para ampliar seus resultados, pode manipular todos os seus recursos, tanto trabalhadores quanto o próprio ambiente. 

Diversas empresas de capital aberto já tentaram,e ainda tentam, aumentar seus valores de mercado a partir de estratégias que afetaram o mercado ou o ambiente onde estavam inseridas. Quando a informação não era tão disseminada, essa atitude ainda servia, mas hoje as "coisas" mudaram. As empresas devem prestar conta de suas ações e os investidores estão de olho em todos os seus passos, tanto de gestão da organização quanto da gestão social. A geração de riqueza para si, prejudicando a sociedade, não é bem visto no mercado. Sendo assim, as empresas devem investir no ambiente onde está, gerando um crescimento da sociedade proporcional ao da empresa. 

Portanto, ainda existem diversas empresas geradoras de lucros para si e prejuízos para a sociedade. Quais exemplos podemos citar de empresas que possuem essas práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais