Pesquisar

Simplesmente FIAT



A Fabbrica Italiana Automobili Torino (Fábrica Italiana Automobilística de Turim), ou simplesmente FIAT, é hoje uma das maiores empresas do mundo. O portfólio do Grupo FIAT conta com diversas empresas líderes e importantes no mercado automobilístico como a Fiat, Ferrari, Alfa Romeo, Maserati, Chrysler, Jeep, Dodge, Iveco, CNH, Lancia, Autobianchi, Innocenti, OM, Case, Allis, New Holland, Flexy-Coils e Hitachi. Também é dona de um dos maiores times de futebol da Itália, o Juventus FC. As atividades do grupo eram inicialmente centralizadas na fabricação de automóveis e de veículos industriais e agrícolas. Na primeira década do século XXjá fabricava também locomotivas, e, com o início da Primeira Guerra Mundial, passou a fabricar ambulâncias, metralhadoras e até motores para submarinos. Com o tempo, diversificou suas atividades, e hoje o grupo atua em vários setores industriais e financeiros. O centro de suas atividades industriais está na Itália, porém atua através de subsidiárias em 61 países, com 1063 unidades que empregam 223.000 pessoas, 111 mil das quais fora da Itália.

Pioneirismo está em seu DNA. No Brasil está sediado a maior fábrica de automóvel do Grupo, em Betim/MG, sendo a primeira indústria automobilística brasileira a se instalar fora do cinturão industrial de São Paulo. Ao longo de sua consolidação, promoveu o processo de “mineirização”, atraindo para a área de influência da fábrica inúmeros fornecedores, que hoje aportam 70% da demanda de componentes num raio de até 150 quilômetros da planta em Betim. Atualmente tem a capacidade produtiva de 800 mil veículos por ano, o que equivale a três carros por minuto. Seu novo plano de investimento elevará a capacidade para 950 mil unidades por ano até 2014, com a construção da nova planta em Goiana/PE. Ao longo de seus 36 anos no Brasil, a Fiat produziu mais de 12 milhões de veículos. A empresa é líder de mercado há 11 anos e tem se consolidado como uma das maiores empresas do mundo. O faturamento líquido da empresa em 2011 foi de R$ 27,84 bilhões, refletindo o melhor ano da Fiat em produção e vendas no Brasil. A Fiat obteve em 2011 a liderança no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves pelo 10º ano, com 754,276 veículos emplacados, o equivalente a 22% de participação no mercado nacional. Em 2012 a empresa lidera o ranking de vendas, o que a levará ao 11º ano consecutivo de liderança em vendas no mercado brasileiro. 

A Fiat Automóveis prega a constante adoção de práticas de gestão que a colocam como sinônimo de excelência e orgulho entre seus clientes, acionistas, empregados e que proporcionam à marca ser líder de mercado. Em seus Princípios e Valores, a Fiat adota coerência, transparência, ética e exigência consigo mesma, com a constante busca de sempre fazer o melhor. Em suas práticas de gestão, que tornam a marca cada vez mais forte, a Fiat preocupa-se constantemente com o cliente, a razão da existência de qualquer negócio, e com toda a sociedade. A Fiat valoriza as pessoas e respeita o ambiente como um todo para crescer diante de uma sociedade mais justa e com perspectivas de futuro. Tem como missão o desenvolvimento, a produção e comercialização de automóveis e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, criando valor e sustentabilidade para o negócio. Sendo assim, sua visão é estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.
O setor automotivo e sua cadeia produtiva respondem por mais de 5% do Produto Interno Bruto total do Brasil e por 23% do PIB industrial. É denominado indústria de indústrias, tal a sua capacidade de estruturar em seu entorno parques de empresas transformadoras de matérias-primas e produtoras de componentes vinculados a inúmeros setores da economia, abrangendo toda a escala de complexidade tecnológica. A demanda de uma indústria automotiva vai do aço à eletrônica embarcada, de telecomunicações a inovações logísticas, de serviços de alimentação a centenas de distintos componentes. Abre-se, portanto, um arco imenso de oportunidades para empregos, para empresas industriais e de serviços, para institutos e universidades, pois um polo automotivo demanda permanentemente soluções inovadoras e a criação de novas soluções de engenharia e tecnologias.

Referências:
  • Portal Fiat - Institucional
  • Casos FDC. Fundação Dom Cabral - "FIAT Automóveis: Estratégia de Inovação" 
Videos comerciais da FIAT:












[Gino Passione - Mascote da FIAT]


Leia mais