Pesquisar

A revolução do "Leite e Chocolate"

Por Lucas Margotti


Atualmente a marca Toddy é uma das marcas mais bem sucedidas no mercado alimentício e líder no segmento "achocolatado em pó". Sua fascinante histórica mostra que o sucesso da marca se deu pelo aprimoramento da logística e estrutura de produção, além de estratégias de marketing, definidos por cada empresa que adquiriu a marca. Isso pois o produto era o mesmo em todos os momentos: Chocolate em Pó!
Sendo assim, a história do Toddy se iniciou em 1916, por Pedro Erasmo Santiago, um porto-riquenho que morava nos Estados Unidos na época. Sua família cultivava cacau em Porto Rico, mas as esperanças no cultivo não foram muito prósperas, fazendo-o emigrar para os Estados Unidos. O ápice foi a ocorrência de um furacão que destruiu todo o cultivo de cacau da família. Aos 15 de idade, deixou a miséria a partir da construção de uma bebida quente a partir da mistura de “mel, creme de leite, gema de ovo e uísque” juntamente com Rum caribenho com melaço de cana e cacau. O nome Toddy é oriundo do inglês e significa “bebida doce e quente”, sendo assim batizado em alusão à ideia de tomá-lo quente, como uma bebida reconfortante. No Brasil, Toddy foi o primeiro achocolatado em pó comercializado no país, graças a permissão do governo de Vargas em 1933. Rapidamente, o Toddy foi conseguindo seu posicionamento no mercado brasileiro, mesmo com a concorrência em ascensão surgindo no mercado (Nescau – maior concorrente).


Nas décadas de 50 e 60, Toddy era o produto mais vendido dos Estados Unidos, consumido nos drive-in e sua demanda se tornava cada vez maior. Passou a ser comercializado em Portugal, Espanha e em algumas ilhas do Caribe. Até 1962, o Toddy era armazenado em uma espécie de lata lacrada, que para sua abertura, era necessário uma chave e isso era algo que não agradava os consumidores e possuía um alto custo de produção. Foi então que a empresa revolucionou e passou a armazenar o achocolatado em potes de vidro, disponibilizando em dois tamanhos, grande e pequeno.


Em 1981, a Toddy foi vendida para a Quaker Oats dos Estados Unidos. Ela resolveu reposicionar o produto, reformulando sua marca e suas embalagens, que passaram a ser de plástico, mais seguras e mais higiênicas. Mas essa não foi a maior novidade feita pela nova empresa. Em 1982 a empresa lançou o Toddynho, o primeiro leite com achocolatado pronto para beber, e novamente foi o primeiro aqui no Brasil. Foi um grande sucesso por ser associado ao publico infantil. O TODDYNHO talvez tenha sido uma das mais bem-sucedidas expansões de marcas que ocorreram no mercado brasileiro. Lançado em 1982 e direcionado especificamente para o público infantil, o produto ficou rapidamente conhecido e popular pelo sabor característico de chocolate e pela nova e divertida forma das crianças tomarem leite. Além disso, com a criação de uma simpática mascote, também chamada TODDYNHO, um amigo imaginário que conduzia os pequenos para um mundo de aventuras, a marca passou a ser presença constante no café da manhã e lanche escolar de milhões de crianças brasileiras. As mães adoraram a novidade, pois tinham a certeza de estarem oferecendo para seus filhos um produto com um alto valor nutricional e que realmente alimentava. Nos anos seguintes, o produto ficou popularmente conhecido pelo seu famoso slogan“O seu companheiro de aventuras”, além de introduzir no mercado outros deliciosos sabores, como por exemplo, morango.


Desde seu lançamento, TODDYNHO sempre brincou com a imaginação das crianças – quem não se lembra do filme com um rio de chocolate? –, mas também já falou de assuntos sérios como a preservação do meio ambiente. Hoje em dia, é um produto com elevado valor nutricional que combina proteínas, minerais e vitaminas essenciais para as crianças em fase de crescimento. Afinal, TODDYNHO entrega a nutrição que a mãe quer, com o sabor e diversão que a criança deseja. Atualmente TODDYNHO é comercializado em embalagens de 200 ml, estando disponível em quatro variações: tradicional, light (com 50% menos calorias), brigadeiro e napolitano.


Devido ao enorme sucesso da marca Toddy no mundo, em 2001 a PepsiCo decide comprar a marca, aumentando ainda mais a linha de produtos da marca, mudando inclusive a fórmula do achocolatado com o acréscimo de vitaminas e mineirais. Também foram introduzidas novas versões de Toddy (Toddy Light, outros sabores) e novas versões de embalagens, além de novos produtos (Toddy Alfajor). Em 2009, Toddy foi introduzido no mercado Australiano, e em 2010 no mercado Chileno.

VACAS!!

A marca TODDY, reconhecida pela autenticidade e irreverência de sua comunicação, lançou em 2002 campanhas que vinculavam a marca à imagem de hilariantes vacas. Ora em versões de pessoas fantasiadas, ora em animações, as vacas rapidamente foram parar também nas embalagens do produto. Em 2004, as campanhas publicitárias, criadas pela agência Almap BBDO, continham simpáticas vacas providas de um espírito jovem, loucas por música e claro, também pelo achocolatado, apresentando o novo posicionamento e assinatura da marca, “Toddy. O chocolate que liga”. Seguindo a estratégia da marca de se associar à música, as vacas pareciam ter diferentes preferências musicais: Vaca metaleira, vaca funkeira, e assim por diante. 

Em 2008, a marca lançou a promoção “Boiada Toddy”. Para os jovens, o termo “boiada” significa algo fácil e que vem em grande quantidade. Para TODDY, é sinônimo de fazer uma promoção em que seus consumidores concorressem a prêmios instantâneos, como celulares, iPods, capas de celulares, mochilas, e prêmios por sorteio, que incluía R$ 30 mil para comprar duas vacas de verdade. Outra ação agressiva foi o inusitado Ônibus TODDY, que customizado virava uma verdadeira estação de atividades que incluía Toddy DJ Set (oficina de DJ,s, onde o consumidor era o artista, aprendendo a mixar suas músicas para compartilhar com os amigos),Cyber Toddy (um espaço onde o site da marca era apresentado aos consumidores), Toddy Shakes (onde barmans preparavam e vendiam shakes à base de TODDY) e a Toddy Store(contendo itens exclusivos inspirados na estampa malhada das vacas, como gorro, cachecol, camiseta e caneca). Com o sucesso das comunidades virtuais como o Orkut e Facebook, as vacas ganharam dezenas de representantes na Internet e se tornaram um grande sucesso. 

TODDY INTERNACIONAL



A marca é uma das líderes do mercado brasileiros de achocolatado, travando uma feroz disputa com o Nescau. TODDY tem praticamente a mesma penetração em todas as classes sociais: classes A e B correspondem a 34% dos consumidores, a classe C outros 34% e as classes D e E com 32%. No Brasil, em aproximadamente 74% dos lares que consomem TODDY existem crianças. Conforme dito, a marca se espalha cada vez mais pelo mundo, estando inserida nos mercados americano, brasileiro, australiano, europeu, além de outros países da América do Sul e Central. 

Fontes e Referências:
- Blog: Mundo das Marcas
- Economia/Portal IG
- Toddy /site/ Institucional
- Wikipédia
- Referências utilizadas nas fontes acima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais