Pesquisar

Comunicação: o ponto de vista

Por Lucas Margotti

Para fechar o ano... qual o poder de uma boa comunicação? Qual o resultado de uma boa comunicação em prol do próximo? Uma das coisas que o Tutor Executivo tem feito ultimamente, e que espero contribuir efetivamente para uma boa reflexão, é a utilização de campanhas e posts virais do Facebook. Muitos deles, mesmo que não voltado para o mundo empresarial ou acadêmico, tem um grande potencial para nos fazer refletir sobre diversos pontos de vista. Recentemente encontrei um que compartilhei e até utilizei como tópico de debate em um grupo de discussão de Marketing de minha turma da faculdade. 

Nesse video, podemos perceber o poder que uma boa comunicação promove. As pessoas tendem a perceber os fatos não pelo que ele realmente é, mas pelo que ele promove nelas. No caso, entre uma mensagem direta "sou cego e preciso de ajuda" e outra "está um lindo dia e não posso ver", a comunicação trabalha com a percepção dos outros. Quando a mensagem muda, o foco deixa de ser o homem e passa a ser a beleza do dia, e que o homem é incapaz de sentir. 



Com isso, podemos ver que a comunicação pode transformar a percepção dos outros. O objetivo da mensagem do cedo e da mulher é o mesmo, mostrar que o homem é cego e que precisa de ajuda. A mulher, tentando ajudar, apresenta uma mensagem sob um ponto de vista diferente, que pode ser o próprio ponto de vista dela como receptora. Em Administração e Marketing, o poder da comunicação pode ser discutido em diversas formas. As pessoas e as organizações podem construir bases melhores a partir da comunicação. 


CONSIDERAÇÕES EXECUTIVAS

Por motivos profissionais, eu, Lucas Margotti, fui incapaz de dedicar completamente em Dezembro ao Tutor Executivo como gostaria. Mas em 2013 vou trabalhar muito mais no Tutor Executivo. O ano 2012 foi uma explosão! Um site com o objetivo de compartilhar textos, artigos e demais publicações, no formato blog, completando dois anos de existência e milhares de acessos mensais. Esse ano foi demais para o TEX e, como sempre, espero duplicar o trabalho e o acesso das pessoas. 2012 foi um ano maravilhoso para o Tutor Executivo. Um ano com novas experiências, aumento do publico, reconhecimento em ascensão... é algo recompensador!! Portanto, muito obrigado a todos que tem acompanhado esse site que, conforme em sua descrição, acompanha a trajetória de um universitário, que hoje conquista seu primeiro espaço no mercado na empresa de seus sonhos. 

Em 2013 o Tutor Executivo espera crescer ainda mais e ser capaz de proporcionar e compartilhar novas idéias e horizontes. Obrigado a todos e "BOAS FESTAS"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais