Pesquisar

Coaching: Uma abordagem de Sucesso

Segundo a Sociedade Brasileira de Coaching, aqueles que buscam atuar em uma carreira promissora orientada por metas, conquistas ou que necessitam aprimorar suas habilidades em liderança e autodesenvolvimento, além de uma especialização em comportamento humano, o Coaching é um processo fundamental para capacitação desse profissional. Um processo estruturado, com metodologias e ferramentas cientificamente válidas, além de conceitos e conhecimentos oriundos de diversos campos do saber humano, o Coaching é capaz de preparar um profissional para atuar com eficácia em diversos aspectos, respeitando a ética e o código de conduta do Coach.



Inicialmente o termo Coaching surgiu como uma gíria norte-americana para definir uma tutoria particular, seja de ensino educacional ou esportivo (equivalente ao professor particular no Brasil). Assim como no mundo esportivo, a palavra "coach" é voltada para o treinador ou técnico. Partindo dessa concepção, as empresas agregaram esse treinador (coach) como alguém capaz de encorajar e motivar o seu cliente (coachee) a atingir um determinado objetivo, orientando-o novas técnicas capazes de facilitar seu aprendizado. Sendo assim, o trabalho de um coaching se inicia a partir do estabelecimento de metas desejadas pelo cliente, o qual busca ajudar profissionais a maximizarem seu potencial e trazer maiores resultados para sua empresa ou para o desenvolvimento de seu trabalho. Por isso, um tipo de "coaching" muito procurado é o que trabalha com a liderança, o que o gestor busca orientar seu colaborador em seu desempenho, usando metas claras e objetivos mensuráveis, reconhecendo forças e competência de sua equipe.



É uma abordagem voltada para o desenvolvimento profissional com o objetivo de maximizar seus resultados com base na otimização de seus recursos técnicos e emocionais, atuando como uma "visão externa" para o cliente, oferecendo-lhe uma nova perspectiva de condução do negócio. Funciona, ainda, como uma forma de estímulo e acompanhamento do desenvolvimento profissional, acompanhando as pessoas em diversos contextos e contribuindo para uma configuração mais eficaz de trabalho e instrução. Contribui tambem para a estabilização e o desenvolvimento contínuo do profissional, fomentando a motivação, o rendimento, a capacidade de comunicação e tornando mais viável o sucesso.



Portanto, o "Coaching" tem sido uma abordagem inovadora de desenvolvimento em recursos humanos e um excelente instrumento capaz de desenvolver a capacidade de aprendizagem de uma empresa. Atualmente, com o sucesso da cultura Coaching, diversos tipos de Coaching têm surgido como forma de orientar outras áreas da gestão e dos negócios, tais como "coaching executivo", "personal coaching" (coaching da vida), "coaching de carreira" e "coaching de liderança". 

Fontes:
Sociedade Brasileira de Coaching
Instituto Brasileiro de Coaching
Sociedade Latino Americana de Coaching
Wikipedia - Coaching
Demais coaching researches



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais