Pesquisar

Qual o posicionamento do comercial do novo Mercedes Classe A?

Por Lucas Margotti


O novo Classe A da Mercedes-Benz acaba de ser lançado e já mostrou que, além das novidades no carro, outra peculiaridade tem sido seu comercial. Uma proposta peculiar, vista de forma positiva e negativa pelas pessoas. Utilizando como o tema o funk carioca "Ah lelek lek", muitos parecem ter gostado da idéia e acharam a proposta criativa e inovadora. Outros, principalmente os mais familiarizados com o posicionamento da marca, criticaram a proposta do comercial. Acredito que esse seja o real objetivo da marca: dividir opiniões e fazer as pessoas compartilhar esse comercial, seja positivamente ou negativamente.


A Mercedes é uma marca orientada para a exclusividade e luxo, posicionada como um produto para a Classe A e B (o automóvel será oferecido com modelos a partir de R$ 99.000,00). Assim, o que chama a atenção nesse comercial é a utilização do Funk Carioca como tema. Analisando as concepções de posicionamento de marketing, seria um equivoco ou uma postura inapropriada para uma empresa como a Mercedes utilizar um tipo de música que é oriunda da classe D e E e que, de certa forma, é repudiada pela maioria dos integrantes da classe A e B. 

"A reação do público nas redes sociais foram distintas. Alguns elogiaram pela irreverência do vídeo e da ousadia da marca em usar um funk para promover um carro luxuoso e requintado como a fabricante. Mas a publicidade também gerou a revolta de outros que chegaram a dizer que era de "extremo mau gosto"" (MotorDream - UOL)

Mas, de certa forma, o comercial chama bastante a atenção e esse é o real objetivo da marca. Conforme pesquisei, essa é a proposta. As pessoas podem gostar ou não do funk na música, mas verão o comercial e compartilharão positiva ou negativamente. O efeito do compartilhamento proporcionará uma divulgação do automóvel. Independente da classe social, muitos acharão interessante e não ligarão para a música e sim para o automóvel. No fim, as pessoas se familiarizarão com o carro e toda sua novidade. Além disso, o público alvo desse carro são jovens e profissionais em inicio de carreira, os quais não serão negativamente afetados pela música.

Conforme dito, tal comercial divide muitas opiniões do público e, aos olhos do marketing, também.

Confira o video abaixo!





Leia mais