Pesquisar

Por que uma empresa deve ter identidade?

Por Joelma Cristina Santos

Mais do que um quadro para ficar exposto na recepção da empresa, a Missão, a Visão e os Valores da organização são elementos que devem se refletir no cotidiano empresarial e orientar o planejamento estratégico e o processo de tomada de decisão, em todos os níveis. Assim como as pessoas, as empresas também se perguntam (ou precisam se perguntar) para onde vão, porque vão e como vão. As respostas para estas questões constituem precisamente a sua missão, visão e valores que, se assimilados efetivamente às práticas do dia a dia, servem como guias para as decisões sempre que alguém da empresa estiver em dúvida sobre o que fazer, como agir ou sobre o que basear uma atitude. 

A missão da empresa, elaborada com base no passado e na história da organização, consiste no seu propósito de existir e abrange o que a empresa produz, as suas atividades atuais, o seu público-alvo e como ela espera ser reconhecida pelos seus clientes internos e externos. A importância de divulgá-la e torná-la conhecida por todos os que fazem parte da organização pode ser sintetizada pelo posicionamento simples e instigante de Peter Drucker: “Aprendi que o responsável pela concretização de um objetivo é sempre uma pessoa obcecada por uma missão”. 

A visão da empresa é o que a direciona e consiste nos objetivos atingíveis que a empresa possui a médio e longo prazo, como a posição que ela deseja ocupar no mercado e a forma como espera ser vista por todos. Ela deve abranger tanto a aspiração quanto a inspiração da empresa. Neste sentido, a aspiração de uma empresa refere-se àquilo que ela quer se tornar e a inspiração diz por que vale a pena buscar alcançar esta visão. Esta inspiração indica o caminho que conduz à materialização da aspiração. 

Os valores são os princípios de comportamento e de resultados que guiam a empresa e as pessoas que a compõem, e consistem em elementos inegociáveis que dão suporte para a realização da missão e o alcance da visão. Embora a missão e a visão da empresa tenham um caráter temporal e mutável de acordo com as conquistas empresariais e as circunstâncias do mercado, os valores constituem os elementos identitários mais duradouros de uma organização. 


Em resumo, este conjunto formado pela Missão, pela Visão e pelos Valores da organização refere-se à razão de ser da empresa, aos objetivos que ela quer atingir e àquilo que ela preza, constituindo-se na sua identidade empresarial. É ela que diferencia uma empresa das demais organizações, inclusive perante os consumidores de seus produtos e/ou serviços. Entende-se, portanto, o porquê de esses elementos serem tão fundamentais para o planejamento estratégico da empresa, pois são capazes de determinar a direção a ser seguida pela organização nos anos seguintes. A identidade empresarial precisa ser bem definida e divulgada a todos, a fim de guiar as relações da empresa com funcionários, clientes, fornecedores e parceiros, e estruturar o futuro do negócio quando todos os recursos financeiros, materiais e humanos se efetivarem, por meio da realização conjunta. 

* Joelma Cristina Santos é psicóloga e mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), possui artigos acadêmicos publicados e atua na área de Gestão de Pessoas. Contato pelo e-mail: joelma.psicologia@yahoo.com.br.

Outros artigos publicados pela Joelma Cristina Santos no Tutor Executivo:

Leia mais